segunda-feira, março 26, 2007

Tempo... parte II

- Deves achar que este tempo todo não pensei em ti… mas estás enganado… penso em estar contigo todos os dias…
- Rita, ama-me… odeia-me… mas o “mais ou menos” incomoda-me! Sempre te disse que sabia o que queria. E que não desisto. De nada. Tu não eras excepção. Queria fazer-te ver as coisas, a vida…queria que percebesses que as pessoas não são objectos… Que não podes dizer hoje que sim e amanhã que não sabes bem…
- Acredita em mim…
- Achas que não o fiz desde o início?
- De que tens medo?
- De me magoar outra vez contigo…. E tu?
- De te perder…
- Não era preciso tudo isto… Quem tem esse medo não foge, não deita tudo a perder.
- Desculpa… Ainda me queres?
- Eu sempre te quis. Talvez por isso tenha permanecido neste barco até agora, enquanto ignoro que toda a tripulação me acena de um qualquer bote salva-vidas! … Gostava que este barco que está aqui a minha frente conseguisse mostrar a todos o quão estão enganados. Gostava que me desse razões para continuar a acreditar que é neste barco que posso chegar a bom porto. Gostava que o barco me levasse sem inseguranças porque eu fui capaz de superar o caos sem nunca pensar…em desistir…
Ela chorava…
- Mas … não entendo. Não te entendo. Não me entendo. Será que algum dia vou perceber a minha própria cabeça e entender porque ainda estou aqui? Será que vou perceber o porquê desta coisa que me agarra a ti… Será que vou perceber se esperar? Quantas vezes tenho de acreditar e me desiludir para perceber que nada muda? É que hoje pergunto-me porque é que tudo isto não me deixa ir, mas também não te deixa voltar?! …
- Só não deixa se não quiseres…
- Começo a ficar cansado… Sem forças. E tu dizes pensar em mim… sem perceberes que me passas sempre para ultimo plano. Não te quero mudar…apenas queria que pensasses que as tuas atitudes também têm consequências…Parece que só maltratas quem gosta mesmo de ti… Nunca fizeste nada por consideração a mim, mas sim porque seguia a tua vontade. Usas e abusas. Pões e dispões e ainda assim… o que te peço é apenas tempo…

- Já esqueceste tudo o que passámos?
- Não… parece-me que serás tu e não eu que se vai encarregar de destruir tudo o que vivemos…



- Dá-me um beijo. Preciso de te sentir a voltar…
- Se me mostrasses que as tuas palavras eram sinceras, eu ficava aqui o tempo que fosse preciso… Se soubesse que abririas os olhos… e conseguirias dar o valor que dou ao meu voto de confiança e a tudo o que fomos…eu esperava… Se soubesse, dar-te-ia o mais sentido dos beijos… mas assim, só posso dizer-te que por muito que goste de ti… preciso de tempo…

Rita voltou a debruçar-se no colo dele pensativa. Miguel, pela primeira vez tocou-lhe os cabelos loiros…
Amanheceu. A rua estava deserta e custava olhar para o dia que nascia confuso e incerto…

- Tempo? … E se não houvesse tempo? … Se soubesses que ia morrer amanha… Se soubesses que nunca mais me irias ver... Que farias? Que me dirias? A quem pedirias tempo, Miguel?

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Poderoso! Já "naveguei" por vários sentidos de tempo!
O tempo agora, o que se precisa para superar mágoas, a possibilidade de não o ter. E no fundo, o que é tempo? E porque não há meio de duas pessoas estarem no "mesmo tempo"
Gostei muito. Tanto!!
Tem continuação? Diz que sim!

***** joana

1:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Wow a rita teve bem! Grande resposta! As vezes fazemos as coisas com muita pressa como se não houvesse amanha, mas com algumas coisas somos tão cuidadosos que deixamos de viver! Mas entendo o Miguel. Gato escaldado...

Quero mais historia k8tye, agora fiquei curiosa com o final destes dois :P

beijinhos

1:58 da manhã  
Blogger zorlac said...

Tanta semelhança com histórias reais...incomoda-me!

Hoje estou de mau humor...os comentários não são simpáticos!

Tudo isto para dizer apenas uma coisa...as pessoas não mudam!

2:37 da manhã  
Blogger Fi Ferreira said...

"Será que algum dia vou perceber a minha própria cabeça...?" Para mim este é o grande problema... quando nem nós mesmo entendemos o que nos vai na cabeça, na alma, no coração... como podemos exigir que os outros o façam? como podemos esperar que confiem?

Acho que decerto modo discordo do Zorlac... as pessoas mudam, apenas não pelos outros. so uma motivação intrinseca pode de facto fazer-nos mudar.

Em relação ao pedido de tempo... é um pau de dois bicos, por vezes a solução pode passar por ai, outras é uma tentativa de adiar o inadiavel. Podiamos viver sempre como se não houvesse amanha, mas se já assim sofremos tanto como seria entao?

10:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

(Bem,ja acabei...acho...deve estar um pouco confuso, mas….foi o melhor que se arranjou =) lol…qualquer reclamação encaminhem para a k8tye =P eheheheeee)

Não acho que existam “confusões amorosas”, de inicio da a sensação que existe sim, muita indefinição e ressentimentos de palavras que foram ditas ou de actos feitos e que magoaram (faz-me lembrar algo ainda recente =\…).

Durante um tempo, mantiveram distância e este momento em que se voltam a encontrar é confuso (a meu ver) para ambos, mas mais para o Miguel. Ele não compreende como é possível passar uma esponja sobre o que se passou, como se não tivesse acontecido nada. Sente-se usado…e tem medo da maneira de ser da Rita, no sentido que não sabe até quando irão estar juntos de novo e que essa indefinição, deite por terra tudo o que ambos construíram e que ainda resta….

A Rita (na minha perspectiva) é uma pessoa indecisa que vive uma grande confusão dentro da sua mente…e essa maneira dela agir faz com que o Miguel se sinta magoado quase um “apêndice”, um ultimo recurso como se servisse para satisfazer o capricho de ela se sentir desejada…ele não compreende como é que ela se volta a aproximar, a pedir beijos e carinhos como se não tivesse acontecido nada, não estou a por em causa se ela gosta ou não dele, mas o receio que ele tem faz com que ele diga, “Queria fazer-te ver as coisas, a vida…queria que percebesses que as pessoas não são objectos… Que não podes dizer hoje que sim e amanhã que não sabes bem…”

O tempo pode ser bom para por a cabeça no lugar, mas….a vida é feita de decisões e apesar de toda a confusão, todo o receio que se tenha, se não metermos o medo de lado e deixamos a vida passar indiferentes a tudo, mais tarde iremos lamentar o não termos conseguido superar o receio, o medo de não termos vivido…o amanhã pode sempre ser tarde – Tempo…

“Tempo”… Tempo de perdoar, de mudar, de viver o momento… (Carpe Diem)

A ausência é sempre um sabor amargo…

PS. As pessoas mudam, depende do “abanão” que o mundo delas sofra…
*

12:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo um pouco com todas as opiniões aqui escritas, vou explicar porque.Também gosto dos varios sentidos que o "tempo" ganha no texto. O tempo que para cada um é diferente, e o que se deve fazer com esse tempo também me parece que as personganes tenham visoes diferentes quanto a isso. E gosto apenas porque várias vezes penso que jogamos com o tempo conforme nos convem (creio que como o zorlac ja tinha comentado). Tambem concordo com a sonia, a rita teve bem na ultima resposta, no sentido de "pedir" ao miguel que não perca mais tempo a desculpa-la pois cada dia que passa anula a hipotese de voltarem a estar juntos.
Tambem concordo com a kathleen, quando não percebemos a nossa cabeça tudo se complica...
Mas deixo-te umas perguntas: Será que ele não está confuso porque vive, segundo ele diz, numa luta entre o coração e a consciencia?
Sera que não foi o regresso dela que o colocou confuso, quando ele já estava certo que a relação tinha terminado?
Anonimo, concordo também contigo. Acho que fazes uma boa analise do texto... mas não te parece que as razões da mágoa devem ser mais que um simples afastamento?
Isto porque eu desconfio que ainda há mais qualquer coisa que não sabemos. EStou certo k8tye?? :P

beijos

1:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desconfioi que isto tem continuação. por isso vou esperar porque parece-me que vais surpreender-me. ************* claudia

1:32 da manhã  
Blogger k8tye said...

Bem, grandes comentarios :)))))

Joana, não vou revelar ja isso :P

Sonia, ainda hoje falei disto... engraçado como julgamos ser uma coisa e c medo agimos de uma forma que as vezes nem reconhecemos...

Zorlac, eu conheço a tua teoria. As pessoas não mudam, mas aprendem. E ao aprendem alteram qualquer coisa não?

Kathleen, também gosto muito do que essa frase sustenta. Mas ja pensaste que o Miguel esta confuso porque já nao contava com esta reviravolta na historia? Talvez para ele a relaçao ja tinha terminado, como diz o filipe. E por isso agora vive, como ele diz, uma luta entre o coração e a cabeça. Não se percebe porque está nessa "luta" o querer e o pensar. Muito "pessoa" ? eheheh
quem te parece que não se entende neste texto? Quem te parece que não entende o que lhe vai na cabeça, na alma, no coraçao?
Também acho que a haver uma "mudança" tem de partir de dentro, o que me parece é que se perdeu um pouco a capacidade de introspecção, e por conseguinte, a consciencia. O "caga nisso" é levado ao extremo, e a lição de vida adia-se para depois. Talvez por isso se cometam vezes sem conta os mesmos erros. Será?


Anonimo, eu sabia que ias deixar um comentario bem completo. Gosto da analise que fazes das personagens. Indefinição e ressentimento parecem-me palavras chave neste enredo. Definem bem a situação do Miguel. No entanto, não te parece que ele estava pronto a desculpa-la?
Mais uma Palavra chave: decisão!
Talvez o Miguel saiba o peso que cada uma tem e a Rita não pense nisso.
Talvez o MIguel nãos e consiga dar às metades e entao precisa de "sarar" o coração para se voltar a entregar. E a Rita que parece que vive pelo momento, nunca se chegue a dar com a mesma intensidade. Parece-te?
Também concordo que não devemos deixar para amanha, porque amanha pode ser tarde demais. Mas que deve o Miguel fazer com a magoa, com a desilusão, com a perda de confiança? :S

Filipe, talvez tenhas razão. Ainda ha coisas que nao sabem. Mas desconfias o que seja?

muitos beijinhos para todos :) *******

3:07 da manhã  
Blogger zorlac said...

Pois bem...tenho de defender a minha teoria!!

Como já disse, não acredito que as pessoas mudem!Tudo muda...menos as pessoas...
Acreditam que aprendam com os erros e que se possam acomodar para agradar a outros mas a essência continua a mesma!

K8tie, falaste no "caga nisso" levado ao extremo...a repetição dos erros...queres maior prova que as pessoas não mudam?

2:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh pah!!! Isto parece a minha vida!
(Complicada)
Tem 3ª parte?
Agora a sério... Acho que as pessoas mudam...porque na verdade os erros acabam por alterar pequenas coisas na nossa vida e isso já é mudar algo!!Acho eu!!
Beijinhos e continua...

9:58 da tarde  
Blogger Fi Ferreira said...

Filipe e K8tye, concordo plenamente... Quando ela se ausentou ele teve de arranjar um modo como lidar a situação, e se calhar agora que já estava a conseguir fazê-lo minimamente ela volta e quer recomeçar tudo de novo. Daí o medo e o receio de ter de passar por tudo outra vez.

Agora em relação à outra +ergunta K8tye... Acho que quem está ali mais perdida é ela, pq quer e não quer, ausenta-se mas quer mantê-lo perto, afasta-se mas ainda gosta... Ele apesar de tudo parece me ter os pés bem assentes e tenta lidar com a situação melhor que pode.

Não sei se respondi a tudo...

2:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Passei para desejar um escelente fim de semana!!
Beijinhos

7:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

desculpa...
*excelente

7:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home