terça-feira, julho 05, 2005

Se ao menos soubesse alguma coisa da vida...

Adoro a noite. É quando sinto que os meus pensamentos voam e os meus sentimentos saem de mim. Entrego-lhe as minhas dores e retenho toda a sua calma. Falo com ela, quando a vida me mostra que é um caminho com vários atalhos. Quando páro sem saber por onde seguir.
Deixo que a noite me ilumine, quando tudo a minha volta se mostra negro. Quando viver parece não passar de uma luta...que não permite desistências, faltas de coragem ou medos...! Quando viver nos mostra... o que perdemos quando pensamos, o que doi quando hesitamos, o que nos morre quando paramos...
Procuro a lua, quando a noite me mostra, que na vida, as coisas só acontecem uma vez...e só assim lhe damos valor... só assim sabemos o que custa viver...
Oiço, durante a noite, perguntas que me consumem o cerebro... Será que vida me transmite sinais que não entendo? Porque opto por uma coisa em detrimento de outra? O que me leva a querer fazer qualquer coisa que me impus não fazer? O que me leva a não fazer o que os meus instintos pedem? O que é correcto seguir? Porque acredito? Porque me move a esperança? Porque lutamos ou baixamos armas?
Não é verdade que toda a nossa alegria carrega uma tristeza e vice-versa? E se viver é assim mesmo...será que podemos ser totalmente felizes?
.... O silêncio, por vezes, é a nossa melhor companhia...
Gostava que a vida fosse diferente....que pudesse, de facto, saber o que se passa dentro de cada pessoa. Que houvesse um esforço para se conhecer alguém... e nós mesmos. Ou uma vontade de ir para lá das entrelinhas, para fazer cair as máscaras e descubrir personalidades. Gostava que não nos fosse só permitido saber o que nos dizem...porque as pessoas nem sempre falam ou nem sempre dizem... a verdade!
...No mundo em que vivo hoje, a minha voz deambula por entre o silêncio das águas e das estrelas. Sento-me no sitio mais triste de mim e cubro os olhos, porque me doiem.
Peço a noite um auxilio! Encontro-me na terrivel indecisão de explodir ou implodir...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

De volta à noite. A noite pode trazer tristeza ou alegria, ou outros sentimentos. Mas a verdade, é que é a noite que a cabeça está mais acordada (mesmo quando o corpo está morto).
E a noite, contrapondo a agitação do dia, consegue ouvir o que temos para lhe dizer. É uma boa confessora, e conselheira.
Às vezes...
É à noite que se pensa. E às vezes pensar faz mal. Faz mal porque enquanto pensamos não agimos, mas faz mal também porque nos faz pensar em agir quando estamos já parados (e bem assim).
As perguntas doem, doi só pensar nelas. Dói muito saber que as não sabemos responder. Nem a noite sabe. A verdade, a resposta para todas as perguntas, tem q ser encontrada por nós mesmos. Mesmo que tenhamos os conselhos ou os ombros amigos da noite, ou de outros "morcegos", como eu e tu!
Sim Mónica, acho que podemos ser totalmente felizes! Eu ainda não desisti de acreditar. Mas sei que não podemos ser TOTALMENTE FELIZES a TODA A HORA. Nem TOTALMENTE TRISTES! Há momentos de "aparição", e é para esses que vivemos. De noite, ou de dia!
As pessoas pensam cada vez menos. Fazem cada vez menos esforço para se conhecerem. Temem o que podem encontrar. Fogem. Evitam entregar-se.
Não as censuro. Quem sou eu para as censurar não é?
Eu entreguei-me (como tu também) e que ganhei com isso?
MUITO!
Muito mais do que quem não se entregou!
Eu disse a verdade! E a minha verdade continua a ser verdade, e não vivo com remorsos da mentira.
Não vivo com remorsos, nem arrependimentos.
Por isso quando a noite chega, durmo descansado, mesmo quando não prego olho...
Quantos podem dizer isto?
Um dia os olhos não vão doer Mónica, e então vais ver a luz do sol.
Ou da lua.
E nesse dia, vais descobrir que explodir é sempre melhor que implodir.
Mesmo que seja uma pequenina explosão.
Porque o dinamite deixou de ser grande também...

7:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"será que podemos ser totalmente felizes?"...embora, n keira ser pessimista, n me parece k ixo seja possivel, n neste mundo,tao degradado, n com estas pexoas tao viradas p si mesmas...
Muitas vexes as pexoas perdem-se em si mesmas, nas suas duvidas e receios, focando-se sp em ideais inalcansáveis... Abdicam do k poderia ser uma vida felix (ou n),p manterem a sua (falsa) sensação de segurança, mts vexes n percebendo o k ixo implica para terceiros.
(In)felizmente n é possivel saber o k vai dentro de cada pexoa... talvez sabendo mts problemas se resolveriam, mas teriam as relações tamanho encanto? N é a vontade de saber d mais e de procurar o k cd um esconde por trax da sua mascara k nos move nas relações socias?
Poxo n saber mt acerca da vida, mas garanto-te k a implosão n é o melhor caminho, n te isoles, n te deixes consumir por exa dor ou sentimento de perda, sei k ag parece k nd fax sentido, mas n tas soxinha e "uma rapariga é sp + forte do k pensa" (by Monika Amaral)...
Para terminar, "Quando páro sem saber por onde seguir"... esta frase fex-me lembrar um livro k me empraste ja ha um tempo, k dixia "E qd à tua frente se abrirem mtas estradas e n souberes a k hás-de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira c a mesma profundidade confiante com k respiraste no dia em k vieste ao mundo, e sem deixares k nd te distraia espera e volta a esperar. Fica quieta, em silencio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai p onde ele te levar."
*#15*

9:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Adoro a noite. É quando sinto que os meus pensamentos voam e os meus sentimentos saem de mim"...tiras-me as palavras da boca...
No silêncio do quarto, imagino, conjugo e atiro palavras a folhas...tento as ordenar numa coerência lógica, no entanto a minha tendência é voar, fugir, contrariar a natureza e as regras da escrita...somos donos das palavras!

3:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home