segunda-feira, novembro 20, 2006

The Fool...


E pronto, cá estou eu mais uma vez na rotina...
Acendo um cigarro e olho para a cidade que dorme em silêncio.
É aquela típica imagem do escritor, do pensador, do filósofo ou do poeta, sentado no parapeito da janela, com a cabeça a divagar sabe-se lá por onde.
Mas a minha divaga cada vez menos...
Sinto-me um bocado descaracterizado ultimamente. É como se toda a merda que vivi, e que tenho visto acontecer à minha volta me tivesse poluído já. Preso numa sociedade que nunca pensei ser tão mesquinha, cheia de pessoas que nunca pensei serem tão pequenas.
Não me levem a mal. Estou longe de pensar que sou melhor do que quem quer que seja... sinto-me é cada vez mais diferente.
Dantes pelo menos isto era melhor: estava aqui, a fumar o cigarro, a ver a lua, naquelas horas em que me sentia a única pessoa acordada no Mundo, e deixava a minha felicidade ou tristeza construir uma realidade diferente na minha cabeça. Era um pensamento compacto, intenso, quase palpável. Vivi 1000 vidas assim...
Agora não. Nem sou feliz nem triste. Nem crente nem céptico. Nem romântico nem pragmático. Sou cada vez menos eu. Cada vez menos os outros. Cada vez menos o que quer que seja.
E o que me chateia a sério é que isto nem me chateia um pouco.
Se uma vela se pudesse ver a um espelho, era capaz de se chatear um bocadito quando via que já quase não tinha cera. Eu nem por isso...
Efectivamente sem preocupações, sem stresses, sem nervos. Sem grandes vitórias. Sem perdas irreparáveis. E sem paciência para nada disso.
Sempre tive um lado colorido, aquele que sempre mostrei, e um lado escuro, como toda a gente. Acho que o escuro sempre foi o mais interessante, mas aquele que nunca ninguém conheceu a 100%. Felizmente nem eu, acho. Agora tenho assim uma espécie de "lusco-fuscozinho" ou parecido.
Até já consigo falar com pessoas com as quais não tenho nenhum assunto em comum capaz de despertar interesse. Acho que estou pronto para me inserir no que quer que seja...
Sou diferente (ou era?) mas mostro-me como mais um. E não me afecta nada...

16 Comments:

Blogger camilo said...

Ainda não foram as manias... tá complicado escrever assumidamente sobre mim! :P Mas prometo que procuro...

Fora isso... fica um comentário prévio...

Este texto não está muito rico... mas nem era suposto.

Para quem se pergunta às vezes se eu sou a personagem dos meus textos... nem sei. Ando um bocadito inconstante. Secalhar agora sou, e amanhã quando acordar já não.

Isto é que é uma categoria... ainda agora postei e já tenho um comment...

Ah, por falar em comments... elizamaria, desapareces assim? É que começavas a dar-me uma certa e determinada "tesãozinha intelectual" com a tua retórica (às vezes ilógica). Bolas pá... isso é feio.

É que "Feio feio...".

5:12 da manhã  
Blogger zorlac said...

Começando pelo final do teu comment..."Feio feio é uma deixada a meio!"

Referindo-me agora ao teu texto, por muito pobre que possas achar que o texto esteja tenho de discordar ctg até pq não é preciso um texto estar rico em palavras caras, nem sequer precisa de transbordar sentimentos (positivos ou negativos) para que seja apreciado!
A temática que abordas está cada vez mais patente na vida de todos nós!O ambiente molda-nos e construímos a nossa personalidade nas vivências que temos!Umas vezes muda radicalmente, outras nem tanto!Mas temos sempre um bocadinho do que nos rodeia em nós!

Já agora...essa cena das pessoas mesquinhas lembra-me certas e determinadas personagens que já habitaram na "Cidade Perdida" e que de tudo fazem para se meter na vida dos outros...
Telenovela mexicana, é o que isso é!

11:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Where have all the good men gone
And where are all the gods?
Where's the street-wise Hercules
To fight the rising odds?
Isn't there a white knight upon a fiery steed?
Late at night I toss and turn and dream of what
I need

I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the end of the
night
He's gotta be strong
And he's gotta be fast
And he's gotta be fresh from the fight
I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the morning
light
He's gotta be sure
And it's gotta be soon
And he's gotta be larger than life"

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Camilo,

Esqueci-me de assinar o meu post, sem lógica, talvez ;)

Tinha pensado não mais voltar, até porque tenho dois nomes. Ou serão 3? O meu verdadeiro cujo significado não deixa de ser irónico, o outro que ainda aqui divagou um pouco e este cujo significado talvez ainda faça algum sentido (ou não?).

Como tens passado desde a minha partida?

Não era para voltar mas devo confessar que gosto da tua companhia. Mesmo com esse mau feitio dissimulado e com esse nervoso miúdinho. Acho que acabei por gostar disto...

Também é bom termos alguém com quem nos picar (vais adorar ouvir isto Camilinho, sempre pronto para um despiquezinho).

Deixo-te o meu sorriso :)

1:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não comentei o teu texto. Não porque me tenha esquecido e não interpretes como uma desconsideração. Simplesmente hoje não me apetece comentar textos. Hoje estou muito egocêntrica e sonhadora. Talvez o faça num outro dia.

Sou um pouco como a k8tye gosto de falar. Não consigo ficar calada, mesmo nas situações em que devia. Gosto de argumentar, falar para tentar que falem e eu entenda outros pontos de vista, ou até mesmo falar à toa para RIR À PARVA!! :) e também tenho aquele péssimo defeito de quando não me dizem o que quero ouvir fazer aquele teatro do “ODEIAS-ME TANTO”!

Adoro uma boa peça de teatro. Daquelas que deixam a audiência em êxtase e a rir à parva. Mesmo que seja só de fininho…

Tenho andado ocupada a fazer uma reciclagem do meu próprio blog. Acabei por me render a esta coisa de partilhar textos.

Assim vou-me entretendo e entretendo os outros, com a minha “literatura das horas vagas” e com este meu lado psicótico de “drama queen”. Mais uma…

Hoje estou numa de escrever. Apetece-me. Sei lá. Há dias assim pá…

Olha espero ter alimentado a tua “tesãozinha intelectual” e deixa-me que te diga que gostei da expressão. Acho que és a pessoa indicada para falar de ambas as coisas “tesãozinha” e “intelectual”. Não só porque és um animal magnético, mas também porque tens um ar intelectual que fascina qualquer mulher. Talvez conferido pelos teus óculos de massa.



Olha… venham de lá então essas manias… (ou serão taras e manias? não... já me estou a confundir... acho que isso é uma música do Marco Paulo...) acredito piamente que me irás surpreender…

;)

2:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Zorlac,

Concordo contigo "Feio, feio é uma deixada a meio". lolol

3:01 da tarde  
Blogger camilo said...

Olha o cabrão do blogger a fazer-me escrever 2 vezes um comment quando não tenho muito tempo...

Amiguinha... hoje não te posso atender. Tenho uma apresentação para amanhã e está meio atrasada ainda...

É que "Feio feio é deixar uma a meio", mas "dar a despachar" também é péssimo... afinal de contas tenho um status construído com muito suor a manter...

Sendo assim, este comment foi mesmo só por uma questão de cavalheirismo para que não penses que não aprecio o teu regresso...

"Let the games begin"... again!

10:44 da tarde  
Blogger camilo said...

Só uma notinha para o zorlac... mais uma vez gostei do comment... amanhã volto a ele com mais calma. Hoje é complicadito, e isto dos blogs não me dá nota... :S

10:45 da tarde  
Blogger zorlac said...

Camilo...como não podia deixar de ser vou ter de responder, sim porque eu sou um mestre dos provérbios inventados!
Ora bem, sendo assim digo-te já que "Azar azar é ter de dar uma a despachar!"

12:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Camilo,

Não concordo com o mote "Let the games begin" Sabes porquê? Porque já perdi este jogo. Perdi-o assim que o comecei a jogar. E sabes porquê? Porque quando o comecei a jogar não sabia as regras.

Por isso te digo amigo Camilinho que vim só dar um arzinho da minha presença e vou-me embora.

Fica lá com a bicicleta... e esquece os jogos, poderiam ter sido muito mais divertidos se tivesses escrito as regras em qq sítio pa malta toda ver. Se calhar até escreveste... bem... também não interessa.

Como te disse vou-me dedicar ao meu humilde blogzito que tem andado abandonado, coitadito...

Um abraço. Gostei do nosso cafezinho.

Um abraço.

1:35 da manhã  
Blogger camilo said...

Oh elizinha... agora cometeste um erro... :(

Bolas, estavas a ir tão bem...

Mas depois de dizeres num outro comentário ao "Liberdade"

"Não sou pessoa de dedicar a minha vida à escrita e leitura de blogs apesar de, durante o tempo que andei por aqui, ter sido a excepção a essa regra. Sou normalmente uma pessoa prática e pragmática"

Agora aqui dizes que tens andado por aqui, a comentar com 3 identidades, que tens o teu blog, e isso tudo... é estragar uma personagem elizamaria... assim não!

É que tipo, comentas logo no dia após ter postado, o que demonstra que me manténs debaixo de olho. Depois abres com uma música que (numa versão já adaptada) é cantada no Shrek 2 (que até me fez fazer uma associação engraçada entre mim e um herói que era um ogre de bom coração).
Ainda por cima concordas que "Feio feio é uma deixada a meio", e depois dizes que te vais embora assim? Oh pá, assim não, e eu? Para ser bom para os 2 tem que haver sacrifício mútuo!

E epá... sabes o que me faz perder a paciência? Mudanças sem sentido de disposição ou atitude... aquilo que as mulheres têm tdas... e contigo mesmo sendo uma personagem, a verdade é que do "Deixo-te o meu sorriso" mudas para o último comentário... epá, bolas, não é assim que se fazem as coisas...

É que o sorriso até se mostrou quando apareceste aqui (sim, perco-me por um bocado de retórica, independentemente da ocasião), mas depois... bolas... simuladas ou não... birras só a minha mana mais nova é que pode fazer. ;) As outras não aturo.

E sinceramente, não achas que essas cenas vagas do género "confiei em ti" ou "tu é que disseste o que querias" se aplicam a 1000000 de casos? Não me consegues por a pensar sobre quem serás assim...

... mas já nem estava preocupado... queria mesmo era mais um bocadinho de regabofe intelectual.

Ah... e falhaste o comentário ao "Um pouco de depravação". Bolas pá, esse custou!

Mas pelo menos, mesmo que não apareças cá... já me fizeste vir hoje responder ao comentário porque senão não conseguia dormir...

... enfim... eu gosto é disto (não só, mas também)!

Ah... e vai passando, as manias ainda saem, prometo!

PS1: aqueles elogios foram giros... portanto obrigadinho aí pá.
PS2: foram giros mas se foram verdadeiros... cuidado que deste 2 abraços a despedir-te, vê lá não consigas deixar-me depois! :P
PS3: Toma lá o que estou a ouvir...

"I'm patient of this plan
as humble as I can
I'll wait another day
before I turn away
but know this much is true
no matter what I do
offend in every way
I don't know what to say

I'm coming through the door
but they're expecting more
of an interesting man
sometimes I think I can
but how much can I fake
I'll speak until I break
with every word I say
offend in every way

You tell me to relax
and listen to these facts
that everyone's my friend
and will be till the end
but know this much is true
no matter what I do
no matter what I say
offend in every way"

3:11 da manhã  
Blogger camilo said...

Bem, se respondo à minha elizamaria, já agora respondo ao zorlac.

Gostei do provérbio... agora vê lá se fazes um com as palavras "alguidar", "pneu sobressalente" e "canivete"... e que tenha sentido... mostra lá que és o rei dos provérbios de facto!

Quanto ao teu outro comment, no último parágrafo... já todos nos cruzámos com essa espécie de personagem... no comments. Mas há tantos tipos criticáveis...

Por isso é que no texto a personagem principal tá assim... nem bem nem mal nem nada... está lá. E só isso.

3:19 da manhã  
Blogger zorlac said...

Camilo...pedes demais!!Mas como é para ti vou tentar o meu melhor...

Alguidar - "Amar amar, é uma no alguidar"

Canivete - "Não há frete nem chiclete que resolva uma à canivete!"

"pneu sobresselente" é demasiado...E fazer sentido, bem isso depende do que cada um pensa!
Somos nós que damos sentido às coisas ;)

12:54 da tarde  
Blogger camilo said...

Eu queria um provérbio COM AS 3 PARTES! Isso sim era um desafio... afinal és um amador zorlac! :P

olha... mas só naquela...

"Se tens namorado frouxo e queres por trás e pela frente... acredita tens em mim, um PNEU SOBRESSALENTE!" :P

6:08 da tarde  
Blogger k8tye said...

lolol
Eu ja cheguei tarde, so pode....
para além do texto, ja tenho aqui estas rimas para comentar. E desde ja digo, que estao ao mais alto....
Bem e o regresso da elizamaria.... Tardou, mas finalmente chegou... e ainda bem...O camilo ja andava tristonho... Confessa, Camilo ;)
O texto, esta bem construido... Gosto do caracter humano, e do tom de desabafo... gosto da forma como escrvendo, pensas nas "mudanças" que te/nos acontecem...
Venham de la essas manias Camilo, ou tas com miufas???
Tou aqui a ver um mariquinhas, pe de salsa :P

Beijinhos a todos os que passam por aqui...Nao imaginam o que hoje fiquei contente por vos ler :) ****

5:01 da manhã  
Blogger camilo said...

I fear nothing but myself... :P

calma q elas saem... ms como ainda sao umas qtas... leva mais tempo :P

E ando mm um bcd apertado c a fcld... e keria fazer qq coisa como deve ser...

5:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home