segunda-feira, setembro 12, 2005

"Quando os muros não deixam ver onde nasce o mar"...

Abri a janela. O dia estava triste....
Sentei-me no vão da janela e juntei-me ao céu cerrado de nuvens. Em silêncio naveguei pelos mares da minha memória. Chorava e sorria.
O telemóvel tocou quando menos esperava...
Atendi a medo. Reconheci a voz. Animei-me com o convite e aceitei como se não houvesse nada mais a fazer senão dizer que sim..
Nesse mesmo final de tarde, levou-me à praia. Toda eu era gargalhadas incontidas e sorrisos empolgados. Estava feliz. Cada grão de areia invadia-me com uma sensação de leveza. Fechei os olhos, abri os braços e respirei fundo. Quando voltei a mim, ele estava sentado a olhar a criança que me tornei...
Enchi-o de areia, porque não queria. Mas ria também. Depois descalçei-me e fugi para perto da agua. Arregaçei os jeans, corri, saltei e deixei que as ondas me libertassem e evitassem todos os pensamentos que temia...
Ria-me muito....
Olhei-o… Ele sorria, enquanto caminhava na minha direcçao…Soube-me bem.
Fiquei quieta. Envergonhada. Olhando timidamente por ter sido descoberta.
Aproximou-se. Passou a sua mão pelos meus cabelos e desafiou-me num passeio à beira-mar...
Lado a lado, fomos metendo a conversa em dia...e esquecemos as horas.
Ameaçava escurecer quando decidimos regressar. No carro, interrompi o conhecido silêncio incómodo que nos fazia companhia, ao trautear uma musica que bailava na minha cabeça " É que hoje mais que qualquer outra noite /Há qualquer coisa que me fere/Que me faz querer tanto ter-te aqui/Não importa se às vezes tudo é breve como um sopro/Não importa se for uma gota só/De loucura que faça oscilar o teu mundo/E desfaça a fronteira entre a lua e o sol"
Ele ria-se muito e eu mais uma vez desejei ser sugada, desta vez pelo banco do passageiro.
A conversa seguiu-se. Estava tão animada que nem dei conta do carro parar. Depois, calei-me...
Ele envolveu-me no seu abraço.
O espaço ficou mais pequeno e o tempo parou por momentos...
Cometi a loucura... de me deixar levar. Rejeitando qualquer mágoa, qualquer ressentimento, consequência ou pensamento...
No dia seguinte, uma luz rasgou a manhã e o quarto amanheceu com roupas espalhadas pelo chão e dois corpos enrolados que se tentavam mexer com movimentos lentos e leves de sono...
Eu escondia a cara debaixo da almofada. Ele tentava descobrir-me o rosto para me sussurrar qualquer coisa ao ouvido. Eu mantinha a almofada nos olhos.
- Porque tapas o olhar quando te digo que te quero?
- Não tapo o olhar. Protejo a alma.
- Mas... porquê?
- Para não ma roubares!
- Porque achas que ta vou roubar?
- Porque no dia em que deixei o peito a descoberto, tu conseguiste levar-me o coração

2 Comments:

Blogger camilo said...

Gostei bastante deste texto…
Tem um primeiro momento de melancolia, mas é engraçado que ao recordar ao passado, a personagem feminina não chora só, antes chora e ri-se, porque há coisas que magoam mas outras que alegram...
Estranho é o telefonema ter tido o condão de eliminar esse pensamento no passado.
Surge a pergunta? Quem será esta pessoa que liga? Não nos é respondido, mas a verdade é que é alguém com muita "força" na vida da personagem principal, porque ela não é capaz sequer de pensar em recusar o convite...
E ainda bem que não o recusou, de facto, porque lhe fez bem ir à praia. Libertou-se, sentiu-se feliz... a maneira como ela brinca e ele a fica a ver denota uma cumplicidade, mostra que apesar dos comportamentos diferentes, não é só ela que está feliz...
A cumplicidade continua ao perderem-se no tempo enquanto conversavam (há tão poucas pessoas com quem isto aconteça).
Depois há o pormenor da canção... e aqui, nesta canção, fala-se de uma dor que se sente, talvez por algo que aconteceu no passado. Mas fala-se também de uma coragem, de uma despreocupação sobre se algo corre mal, ou até correndo bem é momentâneo, porque há uma esperança que duas pessoas se unam.
E é aqui que ele se volta a rir, talvez por lhe achar piada, talvez por adivinhar porque ela canta aquilo, talvez porque está feliz, talvez pelos 3 factores...
Ela deseja esconder-se porque sente que ele está a entrar nos seus pensamentos e sentimentos, e mesmo inconscientemente, tem receio...
Há finalmente a queda um no outro, inevitável, em que ela finalmente se deixa levar... e aqui surge outra questão... "Rejeitando qualquer mágoa, qualquer ressentimento"... será esta mágoa ou ressentimento contra "ele" ou "outro ele"? Será que o medo é desta pessoa ou de outra pessoa que também começou bem mas que acabou por magoar?... not sure! :S
Reconheço tão bem esta vontade de dizer algo que não me deixam, nunca tendo percebido se por medo, se por acharem insignificante, visto já saberem... porque se esconderá ela aqui???
Gostei da última frase, da confissão que "eu gosto de ti". Ela vai entregar a alma, eventualmente, porque na minha opinião "gostar de ti" é isso mesmo também!

Reparei noutra coisa, de início a personagem feminina é na 1ª pessoa, e no fim é na 3ª... mudou o narrador, ou a escritora inconscientemente deixou de se conseguir imaginar tão bem na situação? Ou imaginava-se tão bem que tinha medo de se imaginar e daí distanciou-se?

Como perguntam os Gentleman...

"How long you want to go run away

Run away from yourself you nuh see that truth ago reveal

and every day you got to pray - well that you fi go do

and make your life one a the real
"

Beijos, e espero respostas...

Bom texto (repeti-me)**********************

7:42 da tarde  
Blogger k8tye said...

n tenho por habito falar das coisas que escrevo..até porque o que procuro é que as pessoas que leem os meus textos me falem do que estes lhe transmitem...Contudo, as respostas às tuas perguntas estão no texto..se reparares bem...
a marca no dia seguinte, marca uma nova visão. e sim, um novo narrador...que por assim dizer "assiste" ao que se passa...mas existe 1 dialogo que nos aproxima de novo da historia...e nesse dialogo percebemos quem é quem...(julgo eu)****** ;) respondi??

8:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home